Receita Massa para Pizza Italiana Essencial por Patrick Catapano | Farinhas Italianas farinhas italianas, patrick catapano, pizzaiolo, massa, pizza, receita, original

Receita Massa para Pizza Italiana Essencial por Patrick Catapano

Publicado: 01/09/2017

Aprenda como preparar a receita básica e super prática de massa para pizza-italiana do maestro pizzaiolo Patrick Catapano

A arte da pizza-italiana vem do século 18; é antiga, complexa e repleta de nuances. Não por acaso existem centenas de variações de pizza-italiana, "truques e segredos" dos mestres pizzaiolos mundo afora, tentando solucionar as questões essenciais da boa pizza: massa elástica, macia, crocante e, claro, leve e saborosa.

Um dos mais experientes formadores de pizzaiolos e consultores de pizzarias do Brasil, o romano Patrick Catapano é conhecido pela técnica elaborada e profundo conhecimento sobre processos de fermentação e preparo da massa perfeita de pizza.

Nesta receita, ele apresenta os fundamentos essenciais para uma boa massa de pizza italiana, sem muitos segredos. Confira:

1 kg de Farinha Italiana Tipo 00*

600g água gelada (temperatura habitual de geladeira)

1g de fermento fresco (natural) ou 0,3g de fermento seco (biológico)

25g Sal

Misture os ingredientes e sove por 10 minutos.

Deixe descansar por 15 minutos.

Boleie a massa, divida em 4 bolas iguais e deixe fermentar por 6 a 8 horas em temperatura média  de 20 a 25 graus

*Para fermentações de 6 e 8 horas, até processos mais longos ( 12 a 24 horas) utilize farinhas italianas 00 mais fortes (W300/320, como as Farinhas Caputo Cuoco e Le 5 Stagioni Pizza Napoletana). Para fermentações mais curtas, de 3 a 6 horas,  use farinhas italianas tipo 00 de força média (W200/250, como a Farinha Caputo Clássica ou Le 5 Stagioni Clássica).

 

Sobre o autor

Patrick Catapano, o Mestre das Pizzas

 

Nascido em Roma, Patrick Catapano veio para o Brasil ainda criança. Sua família abriu um Restaurante Italiano no bairro da Vila Maria, em São Paulo, onde brotou sua paixão pelas redondas. Aos 15 anos retornou à Itália onde viveu até os 28, especializando-se na pizza e trabalhando em inúmeras pizzarias por toda a península.

De volta ao Brasil, Patrick treina equipes de cozinha, dá consultorias, participa de feiras e ministra aulas para os apaixonados de massas e pizzas, como a série de cursos Originais da Pizza com Patrick Catapano, que realiza regularmente em parceria com Farinhas Italianas.

 

Aprenda como preparar a receita de massa para Pizza Italiana essencial por Patrick Catapano

Voltar